Ilhéus adere ao ´Assine Mais Saúde´
O presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa da Bahia, o deputado estadual José de Arimatéia (PRB), esteve na Câmara de Vereadores em Ilhéus na última sexta-feira (14) para apresentar e lançar o projeto Assine Mais Saúde. A iniciativa é fruto de mobilização social, que por meio da coleta de assinaturas, visa motivar o governo federal a aplicar o valor mínimo de 10% da receita bruta da União na saúde pública. Em 2012, foram investidos na saúde 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do Ministério da Saúde.
O deputado esteve em Ilhéus a pedido do vereador Ivo Evangelista (PRB), com o intuito de mostrar aos ilheenses a importância de participar de um movimento que pode mudar a história do país, caso seja transformado em Lei. “Trata-se de uma iniciativa popular que quer a melhoria efetiva dos serviços de saúde prestados em todo país. Para que este projeto de lei possa entrar em pauta para votação é necessário o mínimo de 1,5 milhão de assinaturas e atualmente este número já ultrapassa 600 mil, contando com adesão de 11 estados”, afirmou o vereador.
O deputado José de Arimatéia explicou que quanto mais pessoas participar da iniciativa, através da assinatura, mais rápido o projeto de Lei poderá ser criado. ”Desta forma estaremos garantindo que os programas e serviços de saúde dêem um salto em qualidade e possam abranger mais brasileiros”, destacou. A apresentação contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Yolando Souza, assim como de representantes da sociedade civil organizada.
O Assine Mais Saúde, ressaltou o vereador Ivo Evangelista, é fruto de mobilização popular e vem recebendo o apoio de políticos em todo o país. “É uma causa que assim como outras que passaram por votação, a exemplo da Lei da Ficha Limpa, é resultado de um clamor social e uma necessidade partilhada pela maioria absoluta dos cidadãos, que utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Para facilitar o acesso dos ilheenses aos postos de coleta de assinatura, a secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira se comprometeu a disponibilizar locais para a coleta das assinaturas nos principais postos da cidade. Além disso, dois postos serão montados no centro de Ilhéus, onde maiores esclarecimentos a respeito da iniciativa serão prestados. Esta semana, afirmou Ivo Evangelista, os demais 18 vereadores receberão fichas de assinaturas, na Câmara de Vereadores também será instalado um posto. “Nossa expectativa é que, pelo menos, 20 mil ilheenses participem do Assine Mais Saúde e ajudem a transformar a realidade da saúde no Brasil”.